brazino777

Comitê discute propostas para promover cultura da inovação em PE

Comitê Inova Pernambuco discutiu sobre criação de escolas de nível técnico, educação de nível médio e formação de parcerias entre empresas e universidades

A criação de escola em tempo integral focada no treinamento técnico e educação de nível médio para os jovens e a formação de parcerias entre empresas e universidades estão entre as prioridades do Comitê Inova Pernambuco para 2013. Coordenado pelo IEL-PE, o grupo se reuniu no dia 25 de janeiro, na FIEPE.

A escola em tempo integral sugere criação de duas instituições de ensino com projeto do SESI e SENAI, e apoio do Governo do Estado. A proposta prevê novo modelo de gestão de ensino, com grade curricular diferenciada e foco na inovação.

Na reunião também foram apresentados resultados de estudo feito pelo grupo para fomentar o intercâmbio entre universidades e empresas. Entre as sugestões apontadas estão a participação de mestres e doutores dentro das empresas, como forma de estimular a geração de demandas de pesquisa e desenvolvimento das companhias para as universidades. Outra proposta sugere a terceirização dos serviços tecnológicos das empresas para as instituições de ensino, a partir dos conceitos de inovação colaborativa.

O professor de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Pernambuco, Pedro Rosas, esteve presente na reunião e comentou experiências da instituição em parcerias com empresas. "A iniciativa do Sistema FIEPE é de extrema importância porque traz benefícios para a empresa e consequentemente a economia, mas também para o pesquisador, que além de construir sua carreira, contribui para a sociedade de forma direta", disse o acadêmico.

Relacionadas

Leia mais

Movimento impulsiona cultura da inovação
Parcerias entre empresas favorecem o desenvolvimento da cultura de inovação
IEL promove cultura de inovação no Brasil

Comentários

brazino777 Mapa do site