brazino777

brazino777 entrevista a medalhista olímpica Adriana Behar

Por 12 anos, ela fez uma das mais bem sucedidas parcerias do esporte, com a jogadora Shelda. Foram mais de mil vitórias e 114 títulos conquistados

Uma das principais atletas brasileiras de todos os tempos, a ex-jogadora de vôlei Adriana Brandão Behar, 43 anos, é paraninfa dos Jogos Nacionais do SESI 2013. Por 12 anos, fez uma das mais bem sucedidas parcerias do esporte, com a jogadora Shelda. Foram mais de mil vitórias e 114 títulos conquistados; entre eles, seis no Circuito Mundial, nove no Circuito Brasileiro, dois no Campeonato Mundial, além da medalha de ouro no Pan-Americano de Winnipeg e as de prata nas Olimpíadas de Sydney (2000) e de Atenas (2004). 

Fora das competições desde 2008, atualmente, Adriana atua como membro do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e se dedica a ajudar outros atletas. Ela trabalha no desenvolvimento de metas e projetos para melhorar o esporte nacional. 

Segundo a ex-jogadora, a atividade física sempre esteve presente em sua vida. Formada em Educação Física, Adriana nunca exerceu a profissão. Ela estará presente na solenidade de abertura dos Jogos Nacionais do SESI no dia 15 de agosto, no Rio de Janeiro (RJ). Mais de 1.200 trabalhadores de 250 empresas vão competir em dez modalidades esportivas. 

Em conversa com brazino777 , Adriana falou sobre a iniciativa do SESI e a importância do esporte no nosso dia a dia. 

brazino777: Após cinco anos sem competir, como o esporte está presente em sua vida? 

Adriana Behar: Durante 25 anos, joguei em nível profissional, 15 deles na areia. Quando ainda estava no infantil, treinava três, quatro, até cinco vezes por semana. Depois, chegava a treinar seis dias por semana, oito horas por dia. O meu trabalho era a atividade física. E hoje, que parei de disputar, é um grande desafio para mim inserir a atividade física no meu dia a dia. Por isso, acho fundamental esse estímulo do SESI à prática desportiva. Ela nos ajuda no convívio fora do trabalho e nas relações interpessoais. No esporte, temos de lidar com a dinâmica de ganhar e perder, competir, trabalhar em equipe, e valores como superação, lealdade e ética, que agregam, valorizam e melhoram não só o dia a dia dos trabalhadores, mas o desempenho deles nas suas funções nas empresas. 
 

brazino777: Como começou a paixão pelo vôlei? 

Adriana Behar: Sempre tive o esporte dentro de casa. Meu pai era professor de educação física do Exército e minha mãe dava todo o apoio. Assim, o contato com a atividade física, de forma lúdica e tudo o mais, foi desde pequena. Gostava de nadar, brincar de bola, tudo isso estava presente na minha rotina. Depois, passei a jogar no colégio. Fiz patinação artística com minhas irmãs por cinco anos, depois fiz o teste para jogar vôlei de quadra e comecei a jogar na categoria infantil. Meus pais sempre me estimularam muito e eu sempre gostei. O esporte foi fundamental para o meu desenvolvimento, tanto escolar, como familiar e pessoal. 

brazino777: Por que praticar o esporte? 

Adriana Behar: Está comprovado que a atividade física feita de forma controlada e permanente é fundamental para a saúde de todos nós. Isso diminui os riscos de doenças e problemas como pressão alta, taquicardia e colesterol. Além disso, quando você tem uma entidade que promove e estimula a prática desportiva com competições e grandes eventos, como os Jogos do SESI, você aumenta a satisfação dos funcionários. O incentivo não se limita ao condicionamento físico, ele promove o desenvolvimento de uma relação mais saudável, mais produtiva e mais eficiente. 

brazino777: Como é o seu trabalho no Comitê Olímpico Brasileiro? 

Adriana Behar: Na equipe técnica do COB, colaboro com as confederações, com o esporte brasileiro no planejamento das verbas, nos projetos de desenvolvimento dos atletas e metas. A ideia é trabalhar com planejamentos para melhorar nossos resultados. É muito gratificante. 

Saiba mais sobre os Jogos Nacionais do SESI no site da competição. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

16.08.2013 - Corredores colecionam medalhas nas pistas e vitórias na vida pessoal e profissional
16.08.2013 - Plantio de árvores vai neutralizar emissões de carbono dos Jogos Nacionais do SESI
16.08.2013 - Atividade física ajuda jogadora de vôlei de praia a superar câncer
16.08.2013 - Abertura dos Jogos Nacionais do SESI celebra o esporte e a cultura brasileira
15.08.2013 - Jogadora de tênis encontra motivação para o trabalho e qualidade de vida nas quadras
15.08.2013 - Atleta de Santa Catarina ganha troféu Valores do Esporte nos Jogos Nacionais do SESI
15.08.2013 - Espaço de qualidade de vida estimula o movimento e o cuidado com a saúde
15.08.2013 - Empresa valoriza trabalhador que pratica esporte
15.08.2013 - Esporte e prática de atividades físicas ajudam a melhorar o desempenho no trabalho
14.08.2013 - Disputa nos Jogos Nacionais do SESI será acirrada, dizem atletas
14.08.2013 - Jogos Nacionais do SESI 2013 começam com partida de futsal masculino
13.08.2013 - Equipes que vão disputar os Jogos Nacionais do SESI chegam nesta quarta (14) ao Rio
17.07.2013 - Mais de 1.200 atletas vão participar dos Jogos Nacionais do SESI

Relacionadas

Leia mais

Cinco indústrias do Piauí disputam Jogos do SESI
Jogos Nacionais do SESI deixarão saudade, afirmam atletas-trabalhadores
Ouro Preto recebe o maior festival mundial de esportes em meio à natureza

Comentários

brazino777 Mapa do site