brazino777

brazino777

Eventos

Agosto 2023

A-AA+

O Powershoring e a Neoindustrialização Verde do Brasil

O Powershoring e a Neoindustrialização Verde do Brasil

 

 

Veja como foi o evento:

 

OMinistério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Banco do Nordeste (BNB),a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF) realizaram, no dia 15 de agosto de 2023, a conferência:“OPowershoring e a Neoindustrialização verde do Brasil – Perspectivas, Potencial, Políticas Públicas e Privadas”. O evento teve como objetivo discutir o powershoring e a neoindustrialização verde, experiências e cooperação internacional, políticas públicas e a visão do setor privado a respeito dos gargalos.

Opowershoring é um conceito de estratégia de localização de plantas industriais, que combina elementos de resiliência com a moderna agenda de eficiência. O powershoring é especialmente relevante para plantas intensivas no consumo de energia e que estão sob pressão de custos e de compliance ambiental, comprometendo a sua competitividade e até viabilidade.

Dessa forma, o powershoring poderia ser a ponta de lança da neoindustrialização, que poderia ter eixos sinergéticos e complementares, como: a atração de plantas industriais em razão do powershoring; a atração de novos investimentos em energias renováveis e hidrogênio verde; a formação de um hub global de produção de equipamentos, serviços e manutenção de energias renováveis e hidrogênio verde; e a atração de investimentos que mirem a agenda de biocombustíveis e novas tecnologias.

No processo de neoindustrialização, a energia limpa, os investimentos verdes, as vantagens comparativas, o compliance ambiental, o capital estrangeiro, a exportação, a tecnologia e a inovação exercem papel determinante, ao tempo em que combina o respeito e a proteção ao meio ambiente com a agenda do desenvolvimento.

Por isso, as entidades realizadoras da conferência buscaram difundir os conceitos do powershoring e dialogar sobre prioridades, estimulando que o governo e o setor privado trabalhem juntos na construção de uma agenda executiva, que viabilize ao Brasil se beneficiar desse processo – com potencial de ser uma potente fonte de transformação da economia.


Programação

08:30 - 09:00Abertura
09:00 - 09:50Painel 1 - Como o powershoring e a neoindustrialização verde poderão promover o crescimento econômico sustentável e sustentado no Brasil?
10:00 - 10:50Painel 2 - Quais são as ações setoriais e políticas necessárias para viabilizar e potencializar o powershoring e a neoindustrialização verde?
11:00 - 11:50Painel 3 - Experiências e cooperação internacional: quais são as ações de políticas externas, acordos comerciais e de investimentos necessárias para viabilizar e proteger os interesses do powershoring e da neoindustrialização verde no Brasil?
12:00 - 12:50Painel 4 - Quais são os gargalos que os formuladores de políticas precisam combater para acelerar o powershoring e a neoindustrialização verde?
13:00 - 14:00Brunch

 

*Participação presencial sujeita ao limite do espaço.

 

Baixar programação

 

Realização
logos_realizacao.png

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaa 15/08/2023 08:30 - 14:00



Estúdio CNI
Setor Bancário Norte, Quadra 1, Bloco C - Ed. Roberto Simonsen
Asa Norte
Brasília - DF

(061) 3317-9695
Gratuito


< VOLTAR PARA LISTA DE EVENTOS
brazino777 Mapa do site